quinta-feira, junho 23, 2016

Tudo o que você precisa saber sobre Gelatina

Edit Posted by with No comments
Olá Pessoal!

Hoje vim compartilhar com vocês umas dicas super legais sobre Gelatina...



Eu pessoalmente, prefiro fazer doces que não precisem ir ao fogo, ou assados. E pra isso existe a nossa amiga gelatina que super facilita a nossa vida. 

Ah, preciso fazer uma confissão pra vocês... Eu Paula conheci a gelatina em folha esses dias. rs
E desde que conheci passei a ser melhor amiga dela. hehe

Mais vamos começar por algumas dicas importantes:
  • Sempre, Sempre, Sempre dissolva a gelatina em água GELADA. Nunca faça isso em água quente porque as moléculas externas da gelatina (não sei se posso chamar dessa forma rs) elas incharão muito rápido, impedindo que a água penetre no centro delas.
  • Jamais ferva a gelatina. Você deve apenas aquecer pra dar aquele choque térmico entre água gelada e quente. Mais nunca ferver. 
  • A gelatina em folha tem algumas particularidades especiais. Ela deixa a sobremesa mais firme, além de não deixar algum gosto (esquisito) nela. Ah, e você vai ter certeza que tudo vai estar completamente dissolvido. (Por isso ela é minha melhor amiga agora).
  • Ao utilizar a gelatina em pó, é importante que você use exatamente a quantidade de água indicada na embalagem. Se você colocar água demais, vai perder a força, o poder da gelatina. Se é que vocês me entendem. rsrs
Agora vamos a preparação...

GELATINA EM PÓ



Cada pacotinho de gelatina tem 12g. Então você precisa de 5 colheres de sopa de água para cada pacotinho. 
Em um recipiente coloque 5 colheres de sopa de água e acrescente o pó da gelatina. Eu prefiro fazer isso aos poucos. Como se fosse uma "chuvinha" bem lenta. Assim não vai ficar nenhuma pelotinha. 
Deixe descansar por 5 minutos e depois leve ao microondas por 15 segundos. Caso prefira fazer isso no fogão, o fogo precisa estar beeeeem baixinho e já sabe, nada de deixar ferver. É só pra aquecer. Assim que tiver uma mistura líquida e tudo dissolvida, está pronta pra ser usada. 

GELATINA EM FOLHA


Em um recipiente, coloque bastante água fria (eu uso até pedras de gelo) e mergulhe as folhas de gelatina inteiras. Caso sua receita peça mais que uma folha, é importante que seu recipiente seja grande porque elas precisam ficar separadas dentro do recipiente. Assim não corre o risco de elas se unirem e não hidratarem corretamente. Deixe de molho de 10 a 15 minutos (as folhas precisam ficar enrugadas e inchadas). Em seguida, esprema as folhas para retirar todo o excesso de água. E então aqueça em banho maria até que ela se dissolva por completo. E pronto, agora é só usar. 

Gostou das dicas? Me conta o que achou...

Beijinhos!

0 comentários:

Postar um comentário